O primeiro mês de vida de um bebé é repleto de adaptações em vários âmbitos desde o emocional ao social. De acordo com esta perspectiva a puérpera/ recém-nascido/família necessita de um apoio especial.
È uma época de incertezas e dificuldades, mesmo quando a gravidez foi desejada e planeada. Visto que o bebé necessita de cuidados 24 horas por dia para atender a todas as suas necessidades.
A chegada a casa e toda a fase de adaptação nas primeiras semanas da vida de um bebé, em conjunto com a fragilidade da mãe, dificuldades na amamentação, dificuldades no cuidar, o não saber o que é que o choro quer dizer, entre todas as adversidades que podem surgir, muitas vezes é necessário o apoio de um profissional especializado para orientar/ ajudar.
Assim surge o Projecto: Ninho do Bebé em Movimento – Apoio domiciliar no Pós Parto, para apoiar mamãs e papás e claro o seu bebé, no conforto do seu lar. Realizado por uma enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia e Conselheira em Aleitamento Materno
Tem como objectivos:
- Apoiar os pais e o bebé nas primeiras dificuldades;
- Ajudar a esclarecer duvidas, medos ou ansiedades;
- Orientar os cuidados a ter no domicílio;
- Despistar complicações tanto no bebé como na mãe;
- (…)
Disponibiliza apoio em diversas áreas:
- Avaliação/cuidados pós parto a puérpera (realização do penso/remoção de pontos do perineo ou da sutura operatória caso tenha sido realizada cesariana)
- Apoio a amamentação;
- Cuidados ao bebé: Banho, cuidados ao coto umbilical;
- Realização do Diagnostico precoce (teste do pezinho, entre o 3º e 6º dia após o nascimento);
- Cólicas;
- Massagem abdominal;
- Alimentação (amamentação vs leite adaptado);
- Vigilância da adaptação da tríade/sinais de depressão pós parto;
- Entre outras.
Sem comentários:
Enviar um comentário